Promovido a irmão mais velho e agora?



        Acho que 10 em 10 mulheres ficam preocupadas com o primogênito quando decidem ter outro filho. Como lidar com essa perda? Afinal o filho único dará lugar ao irmão mais velho. Essa transição não é nada fácil.
        Em casa, não é diferente, porém, como ainda estamos planejando a gravidez, ganhamos tempo extra para introduzir esse novo mundo para nossa pequena Lara. Começamos devagar, falando apenas casualmente quando víamos um bebê “Lara, imagina quando você tiver um irmãozinho”, ela geralmente torcia o nariz e eu seguia sem pressioná-la, mas agora, que a decisão está tomada, estamos conversando mais sobre o assunto, trazendo cada vez mais perto dela, o mundo de irmã mais velha.
        Essa questão é muito delicada, porque nós adultos sabemos que o amor será igual para ambos os filhos - em alguns casos há até aquelas dúvidas se amaremos o segundo o quanto amamos o primeiro, já que isso parece impossível – mas, para os pequenos isso não é óbvio. Por isso é muito importante lembra-los diariamente o quanto são amados e esclarecer que isso não mudará. 

        Uma saída que vem sendo muito utilizada pelos pais é a introdução do agora irmão mais velho na preparação para a chegada do irmão. Outro ponto delicado acontece depois do nascimento do bebê, afinal chegou o novo membro da família e todos querem conhecê-lo não é? Mas, nessa euforia, muitas vezes as visitas, principalmente avó, avô, tios e tias, acabam negligenciando a existência do outro ser, que já não é mais novidade e isso agrava e muito na adaptação entre irmãos, já que quando isso acontece o mais velho sente que foi deixado de lado. Eu sempre pensei nisso, desde que idealizei o segundo filho, já matutava como faria para a Lara passar por essa transição sem maiores arranhões.
        Uma ideia bem legal, que ouvi de uma amiga há muito tempo, foi a de comprar pequenas lembrancinhas e deixa-las embrulhadas em casa, assim quando alguém for visitar o pequeno e por falta de atenção esquecer-se de comprar um presentinho para o mais velho, você já estará prevenida. Outra ideia legal que vi em um vídeo da internet, foi a de comprar presentes para o irmão recém-nascido “dar” para o mais velho, assim ele associa a chegada do irmão como algo positivo, agregado a ganho e não perda.
         Há pouco tempo, passei por uma situação parecida e infelizmente fui a “visita desatenta” que simplesmente ignorou o mais velho L E acreditem, fui perceber a minha total falta de tato apenas antes de dormir, resultado? Noite insone. Fiquei tão empolgada em ver o bebê, que não me atinei que talvez o irmão mais velho também quisesse me mostrar algo ou apenas receber um pouco mais de atenção. Não fiz por mal, claro, mas mesmo assim a criança pode sair magoada.
Assim, espero colher bons resultados do plantio pequeno, porém constante que venho fazendo para a adaptação da Lara para a chegada de um irmão ou irmã.





Todo conteúdo aqui descrito é baseado em minha opinião e em fatos vividos por mim.

0 comentários:

Postar um comentário

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe