BLW – Seu bebê amando alimentos saudáveis

Olá, meu nome é Renata Coscia, tenho 33 anos, sou casada à 7 anos e mamãe do guerreiro Davi de 5 meses e meio e mais uns dias rs.
Você que é mãe, ou está gestante já deve ter ouvido: “Aproveite que passa rápido!”... Acredite, passa muito mais rápido!
Desde seu nascimento tudo tem sido uma aventura! O parto, amamentação, as famosas brotoejas que deixam a mamãe desesperada... e agora entraremos em uma nova fase: a Inclusão Alimentar (IA)!!
Que maravilha!
Dia 01/09/2014 o Davi entrará no 6º mês e estou bem ansiosa para começar com as frutas, legumes, verduras. E a convite da minha querida Janis vou dividir isso com vocês!
Comecei a pesquisar sobre como alimentar o Davi o mais saudável possível, pois sempre queremos o melhor para nossos filhos correto?! Já tinha na mente a preocupação: “Meu Deus, como vou fazer as papinhas?! O que misturar com o que?! E se ele não gostar?!” Muitos questionamentos...
Foi aí que descobri um milagre!!

O BLW (Baby Led Weaning, em algumas traduções:ajudando seu bebê a amar boa comida” ou “desmame guiado pelo bebê”) criado pela britânica Gill Rappley. Não, não é um site de receitas deliciosas para “enganar” o paladar dos pequenos rs Muito pelo contrário! Nada de papas, sucos, frutas raspadas! Nesse método tudo é oferecido em pedaços para os bebês e in-natura, sem sal ou açúcar! Não se assuste! Eles conseguem, você irá se surpreender com a capacidade deles!
Me apaixonei de cara! Amo desafios! Ainda mais quando se refere a maternidade :)
Uma facilidade para quem cuida e um aprendizado e desenvolvimento enorme para os bebês! 
Tenho certeza que a primeira pergunta que está fazendo é: “Mas ele não vai engasgar?!” Também pensei isso.

Bom, ele pode engasgar até mesmo com o leite, correto? Então temos que tomar certos cuidados como, nunca deixar o bebê sozinho e não dar pedaços muito pequenos de alimentos. Tenha em mente que o bebê tem que conseguir segurar.
Descobri que temos um “sensor” na língua,  esse nos faz ter a sensibilidade se vamos engasgar e assim jogar para fora o que está em nossa boca. Nos bebês está no meio da língua, então ao colocar um pedaço de alimento maior do que sua capacidade, ele joga fora. É perfeito! A natureza é muito inteligente! Imagino que na idade média os bebês não tinham essa “praticidade” de comidas amassadas, tudo devia ser oferecido como a natureza produz. Ao longo do tempo (como tudo acontece), fomos nos acomodando.
Como eu disse, tem que ser supervisionado, como todas as atividades com a criança. Se isso te der mais tranquilidade, pesquise primeiros socorros, o “saber” nunca é demais.
Você terá que relaxar, pois acontecerá vários “Gag Reflex” (veja vídeos no youtube). O que é isso?! Você pode achar que é um engasgo, mas não é! É esse “sensor” na língua fazendo o seu trabalho.
Se a mamãe/papai perceber que seu bebê “ataca” quando vocês estão com algo de comer nas mãos, saiba que ele é um forte candidato a gostar do método rs O Davi fica doidinho rs Porque nem toda criança irá se adaptar.
Para começar com essa inclusão alimentar, o bebê tem que já saber sentar, não precisa ser muito firme, mas tem que conseguir no seu colo ou mesmo no cadeirão à mesa, pois terá que estar ereto, para não haver problemas de engasgos.
Os alimentos são cortados em pedaços ou palitos que ele consiga segurar, pode até deixar um pouco da casca. Ahhh se contenha! rs Evite ficar dando na mão dele, pois o método propõe que o bebê aprenda a pegar a comida sozinho, e assim criar confiança em si mesmo. É ótimo, pois dessa forma descobrirá os sabores e texturas de cada alimento individualmente e segundo especialistas, diminuirá a chance de obesidade infantil.
Imagine a bagunça, pois “comem” com a mão rss e essa “bagunça” despertará o interesse em sempre querer saber o que está a sua frente. Então, desencana com a roupa e chão sujos... porque vão ficar rs
Não ofereça grãos enquanto o bebê não souber fazer o movimento de pinça (indicador e polegar).
Ofereça alimentos variados para que ele tenha opção, e não se guie pelo seu paladar, pois pode privar a descoberta do seu bebê :* E lembre que o paladar dos pequenos são mais adocicados que o nosso.
Quanto aos sucos, o interessante é oferecer a fruta inteira, pois quando é processada aumenta a quantidade de sacarose, também perde muita fibra que poderia estar ingerindo e “estufa” o estomago.
Devo oferecer água? Segundo o pediatra Dr. Moises Chencinski, se seu bebe mama leite materno em livre demanda, não é necessário oferecer, pois o leite contem 88% de água em sua composição. Mas se mesmo assim quiser, não faz mal, mas lembre de não dar em excesso para que não ocupe o lugar dos outros alimentos.
Ahhhh o leite materno! Fiquei muito feliz em saber que até 1 ano de idade ele é o principal alimento e os outros são complementares. Que felicidade, pois amo amamentar! <3
Em resumo, considero a prática um benefício para nossos bebês e praticidade para as mamães ou cuidadores!
Se gostou do método, abaixo algumas referências para mais informações.
Aqui em casa estamos prontos para essa aventura começar!!! :)

Referência:
Facebook: Baby Led Weaning - BLW - Brasil (Grupo Fechado); Tudo sobre pediatria (página)
Livro: BLW - Baby-led Weaning: Helping Your Baby To Love Good
Instagram: BabyNutri






20 comentários:

  1. eu achei bacana esse método, claro que cuidando pra que a criança não engasgue
    mas é sim uma prática benéfica para mamãe e criança, bjs
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  2. Que bagunça gostosa... quando as meninas eram menores adorava esses momentos.
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito show este método .. já tinha visto numa revista .. muito legal mesmo né amiga ... acho saudável essa experimentação desde cedo ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse método , achei super legal!
    Bjs
    http://www.dicasdaanas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse método parece muito eficaz aqui em casa sempre era dado em raspinha para meu sobrinho :/ pena que eu não vi isso antes :(
    falogarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse método, parece ser ótimo,
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Interessante em?Eu amamento até hoje e minha pequena tem 2 anos,kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ameeeeiiii, vou guardar como dica pro segundo bebê :3

    ResponderExcluir
  9. Eu adotei o metodo e recomendo para outras mamães!!!

    ResponderExcluir
  10. bem legal esse método, super válido.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. amiga aqui faço isso ela come cenoura batata
    vários mas agora vendo ainda não tenteio Couve
    vou tentar

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o métido
    Vale comelar a fazer ele
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que graça
    Importantissimo começar alimentar os bebes desde cedo com alimentos saudaveis
    Adorei a postagem, muito fofa
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Achei a postagem super interessante, meu bebê irá começar a se alimentar a partir da próxima semana, e vou pesquisar mais sobre esse assunto. ótima dica . beijos

    ResponderExcluir
  15. Passa rápidoooOoo mesmooOoo, podem acreditar!
    Fase deliciosa essa da inclusão alimentar né não? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Meus amores, adorei a postagem, a internet é uma benção, sabendo usar é lógico, e vocês aqui estão dando a oportunidade das mães relaxarem mais, obtendo conhecimentos importantíssimos. Aproveitem bastante :3
    Ser mãe é o melhor presente que podemos ganhar. Amooo!!! Beijocas <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sou uma amante do método apesar de ainda não tê-lo colocado em prática!

    ResponderExcluir
  17. Interessante... quem sabe no próximo bb eu tente esse método, bjs

    ResponderExcluir
  18. Muito legal esse método, não tenho filhos mas se um dia tiver vou tentar, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Muito legal o método e o post está bem instrutivo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  20. Que máximo, eu adorei este novo metodo. Infelizmente não fiz isso com o Isaac, mas no próximo vou fazer com certeza. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe