Grávida no volante! Até quando as gestantes podem dirigir?

        Até meados de 1997 o nosso código proibia grávidas de dirigirem após o 5º mês de gestação, porém isso ficou no passado e hoje não há lei que determine até quando uma gestante pode dirigir, porém a pergunta que fica no ar é "até quando é seguro dirigir" ?

        Como não há um consenso entre os ginecologistas sobre essa data, o que se leva em conta sempre, é a saúde da mãe e do bebê. Mas geralmente eles recomendam que as gestantes dirijam até os 8 meses, que é quando a barriga começa a chegar no ápse de crescimento, causando um desconforto para dirigir e em caso de acidente, o choque da barriga com o volante será bem intenso. Há relatos também que no final da gestação o peso da barriga e o cansaço podem interferir nos reflexos da gestante, assim recomendando-se que ela descontinue a ação. Uma dica super importante para gestantes é ajustar corretamente o cinto na hora de dirigir, colocando-o bem abaixo da barriga e não por cima dela, como muitas fazem, pois em caso de impacto o cinto pode pressionar muito a região.
        Por aqui, eu sou responsável por levar e buscar a Lara na escola, além de ir dirigindo pra casa depois do final do meu expediente de trabalho. Até então (estou entrando no 6º mês de gestação), mesmo com a barriga já bem evidente, ainda não senti nenhum incomodo para dirigir, mas se ela crescer muito mais, sei que terei problemas, pois por ser baixinha e com pernas curtinhas, meu banco fica bem próximo ao volante, o que com um barrigão de 9 meses isso pode se tornar um desconforto. Por isso já criamos todo um esquema, para que a partir do 8º mês de gestação eu só precise pegar no volante em casos de urgência ou imprevistos, faremos assim: Com 8 meses eu vou tirar férias e com 36 semanas, vou entrar com pedido de licença maternidade e nesse período o papai que será o motorista da pequena (risos) até que ela saia de férias, em julho. Como em agosto, que é quando ela retorna das férias, a Manuela ainda estará muito novinha, o papai entra em ação novamente e vai pegar férias, para poder ser somente o motorista da pequena.

16 comentários:

  1. Ótimo post!
    Aqui dirigi até o dia antes do parto, com o segundo filho fica mais complicado, né?
    Optei por não colocar o Gabriel no transporte escolar, então fui mãetorista até o nascimento do Daniel.
    Ótima estratégia de vocês, assim a pequena não sente, e o papai participa bastante... aposto que ela ficará bem feliz!
    bjs
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vocês conseguiram criar um esquema... a Sofia vai de transporte escolar por causa dos meus horários meio confusos mais aposto que a pequena vai ficar muito feliz com o papai de motorista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post .. eu não dirigo mais acredito que quando maior mais perigoso e mais desconfortável, as vezes sentada no banco do passageiro que só tem o cinto já incomoda

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom saber disso, sempre me confundo até quanto tempo podemos dirigir!
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu dirigir até os 7 meses
    pois tive alguns problemas
    mais poderia ir
    até os noves,
    mais como você falou
    o desconforto que é ruim

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso o post, é sempre bom conscientizar os cuidados de uma gestante.
    Que bom que o papai vai poder ser motorista da pequena nesse período mais delicado.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Super importante isso viu! Algumas mamaes consegue dirigir ate os 9 meses de gestação!
    Na epoca eu ainda nao dirigia!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Janis, post muito bom o post. Eu dirigi até os 9 meses, mas sei que tudo depende de como está sendo a gestação.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, parabéns!
    Apesar de ter uma gestação tranquila quanto maior a barriga mais incomodo e perigoso também.
    Achei seu blog através de um outro blog que acompanho, parabéns e sucesso!

    www.cotidianomaterno.com

    ResponderExcluir
  10. Olha que chique essa mamãe gravidinha dirigindo... aqui eu não dirijo ainda...
    Mais já li sobre o assunto... e realmente tem q saber a posição correta do cinto de segurança e vc mesma sentir até qd dá... se causa desconforto tá hora de parar não é?
    E vc com todo o esquema vai levar numa boa essas mudanças e novas adaptações, bjs

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post!! Eu nem sabia pois num sei dirigir..rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aqui eu ia começar a dirigir, voltei a fazer aulas, e engravidei.
    Como era de risco, não arrisquei, e até hoje não peguei ainda.
    Mas deste ano não passa.
    E como falou o problema é o desconforto, que deve ser muito.
    Mas que bom que montaram uma estrategia e vai dar tudo certo. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  13. Eu estava com um barrigão enorme e dirigi até o último dia. Só não pegava mais a rodovia, porque tinha medo. Mas a médica disse que estava tudo bem desde que eu me sentisse confortável!

    ResponderExcluir
  14. Se sentir bem, com cuidados não vejo problemas.
    Mas no final da gravidez deve ser incomoda para ambos, mãe e bebê.
    Mas que bom que poderá contar com a ajuda do Papai.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Isso mesmo, tem que se cuidar! Quando eu estava grávida roubaram nosso carro, ficamos uns 4 meses sem carro, parei de trabalhar e marido comprou outro carro... ehehehe mas aí eu já ficava em casa no final da gestação, não precisa mais dirigir...

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Nem sabia que era proibido a partir do 5º mês.
    Dirigi até o final da gestação. Adorei o post informativo.


    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe